Como dar apoio aos clientes e seus negócios durante a crise do coronavírus?

Diante do cenário em que estamos vivendo no mundo, é necessário que o mercado de seguros se adapte e crie ações positivas que toquem as pessoas no seu dia a dia, diante da pandemia do novo coronavírus. O corretor sempre está próximo ao cliente e agora, mais ainda, sanando dúvidas, ajudando a seguir o melhor caminho nos diversos serviços que o mercado segurador tem a oferecer nesse momento.

O mundo está se reinventando. A maioria dos colaboradores, assim como os nossos, estão trabalhando no formato home office, dando continuidade a operação através dos canais digitais.

É importante que intensifiquemos nossos esforços para criarmos ações imediatas que minimizem os impactos da crise para todos. Como gestores de tendências e riscos, é nosso dever antecipar os cenários, e quando se trata da segurança e da saúde das pessoas, é questão de prioridade.

E como podemos apoiá-los? Na SURA criamos um plano de ações focadas em 3 pilares importantes: Ações imediatas para proteger as pessoas; Ações imediatas para adequar o nosso modelo operacional e Plano de avaliação do negócio e implicações no médio/longo prazo.

Com isso, colocamos em prática nosso plano de pronta resposta que consistiu em reduzir a exposição de pessoas, manter a nossa companhia operando e produtiva, sendo ágeis em mudanças de produtos e clausulados para gerar valor imediato aos clientes com maior exposição. Nesse momento, tanto a comunicação interna quanto a externa, estão sendo fundamentais para darmos segurança psicológica para as pessoas e fazermos um alinhamento dinâmico com todas as variáveis mutantes que esse momento apresenta.

Diversas ações foram implementadas com foco em nossos clientes. A garantia de cobertura da COVID-19 no Seguro de Vida em Grupo, a prorrogação de pagamento dos segurados de pequenas e médias empresas, auxílio às pessoas com a estadia provisória em casos de isolamento social e coberturas para apoiar os profissionais responsáveis pelo serviço de delivery. Essas são algumas iniciativas fundamentais tomadas nos primeiros dias desta crise para este período de quarentena.

Na companhia, também aplicamos a isenção da cobrança do prêmio de Seguro de Transporte para mercadorias como o álcool em gel, máscaras e respiradores hospitalares nos transportes realizados pelos clientes, incentivando assim a distribuição em todo o País.

Transformamos a nossa forma de pensar, que antes era em semanas e meses, em horas e dias dando agilidade e maturidade a nossas decisões.

Nunca foi tão importante pensarmos no bem-estar coletivo. Vamos enfrentar esse desafio e nos transformar juntos!

Thomas Batt, CEO da Seguros SURA no Brasil

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